VOLTOU A CHOVER EM MAIS DE 100 CIDADES CEARENSES

Voltou a chover em um grande número de municípios cearenses no intervalo de 7h desta quinta-feira (30) até as 7h desta sexta-feira (31). Foram registradas precipitações em, pelo menos, 102 municípios. No mesmo intervalo do dia 29 para o dia 30, choveu em 77 cidades, mas com volumes considerados de baixa intensidade. A última vez que choveu em mais de 100 cidades foi no dia 24 deste mês.


As chuvas mais fortes aconteceram em Granja, cidade localizada a 300 quilômetros de Fortaleza, na mesorregião do Litoral Norte. Lá, foram registrados 61 milímetros. O município, inclusive, é o que recebeu o maior acumulado de precipitações neste mês demarço. De acordo com dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), já são 699mm, o que representa um volume 145,4% maior do que a média, que é de 284,8 milímetros.

Em Fortaleza e Região Metropolitana, as chuvas mais fortes foram registradas em Maranguape (31mm) e Fortaleza (29,8mm). 

Previsão

Para esta sexta-feira e este sábado (1º), a Funceme prevê tempo nublado no decorrer do dia e chuvas em todo o Estado. De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, houve uma reaproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas no Ceará durante a quadra invernosa (fevereiro a maio). A região Centro-Norte deve ser mais favorecida.

DN

SEMANA SANTA EM CROATÁ

                                     PARTICIPE

SEMANA SANTA EM CROATÁ

AUMENTA O RISCO DE LEPTOSPIROSE COM AS CHUVAS NO CEARÁ

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa/CE) emitiu, nesta quarta-feira (29), um alerta sobre o possível aumento de casos de leptospirose no Estado. A doença transmitida por meio da urina de roedores pode tornar-se epidêmica em períodos chuvosos.



Em  2016, foram registrados 48 casos com 11 mortes. Já neste ano, um caso já foi confirmado em Fortaleza. A Sesa indica que profissionais de saúde que se mantenham sensíveis na identificação de casos da doença e busquem orientar pessoas quanto às medidas de prevenção, controle e vigilância da doença.

Na série histórica do Ministério da Saúde, que vai de 1975 a 2015, o Ceará aparece como o 2º estado do Nordeste com maior número de infecções com 767 casos. No topo da lista do estados brasileiros está São Paulo que registrou 6.882 casos de leptospirose.

Contaminação e prevenção

De acordo com a Secretaria, a leptospirose propaga-se principalmente em áreas metropolitanas onde ocorrem alagamentos e que possuem saneamento inadequado e com alta infestação de roedores infectados, ou seja, em períodos de fortes chuvas, é necessário redobrar os cuidados para evitar surtos da doença.

Para evitar a infestação de roedores, principalmente os ratos, e assim a prevenção de contaminações, é importante evitar o acúmulo de lixo. Em áreas de maior risco, o Governo tem realizado a “anti-ratização”, que é uma forma de impedir a proliferação de de animais transmissores da leptospirose usando medidas como alocação de ratoeiras, raticidas e até mesmo o uso de medidas biológicas, como o uso de outros animais predadores.

Sintomas

A doença apresenta duas fases: a precoce, que se caracteriza por febre acompanhada de dor de cabeça, dores musculares, náuseas e vômitos; e a tardia, quando o enfermo apresenta icterícia, insuficiência renal e hemorragia, mais comumente pulmonar.

DN

SBT, RECORD E REDETV, SAIRÃO DA TV POR ASSINATURA

SBT, Record e a RedeTV estão de saída da TV paga. A programação desses canais deixará de ser exibida nas operadoras NET, Claro, Embratel, Vivo, Oi e Sky no mesmo dia em que o sinal analógico será desligado em São Paulo: próxima quarta-feira, dia 29.



A notícia veio em comunicado veiculado na tv ontem à noite e no centro do desacordo estão os direitos de transmissão do sinal digital.

As emissoras, que são sócias em uma joint-venture, a Simba, não querem mais oferecer de graça o sinal digital para as operadoras. Clientes da TV Paga só terão acesso aos canais através de antena de sinal digital ligada aos televisores

Os sites das emissoras também já trazem a informações: SBTRecord e RedeTV, onde a notícia é dada pelo próprio dono Marcelo de Carvalho. Apesar de a Embratel ser mencionada na nota oficial, a sua TV por assinatura, a Via Embratel foi absorvida pela Claro TV.

Confira o texto completo do comunicado oficial transmitido pelas emissoras:

“Informamos que a partir do dia 29 de março, quando o sinal analógico de televisão será desligado em São Paulo, as emissoras Record TV, RedeTV! e SBT deixarão de exibir simultaneamente suas programações nas operadoras pagas NET, Claro, Embratel, Vivo, Oi e Sky.

Estas empresas ainda não concordaram em pagar pelos direitos de transmissão do sinal digital de Record TV, SBT e RedeTV!, ao contrário do que já fazem com canais estrangeiros e com outras emissoras nacionais.

Juntas, as três emissoras detêm grande parte da audiência da TV aberta e paga. Lamentamos não termos chegado a um acordo com as operadoras, porque quem perde com isso é o público brasileiro. Faremos todos os esforços para que nossa programação esteja no seu pacote de TV por assinatura.


Esclarecemos que a TV aberta continua gratuita e, agora, com qualidade digital”.


MINISTRO DEVE PEDIR VISTAS NO JULGAMENTO DA CHAPA DILMA-TEMER

O julgamento da ação do PSDB que acusa a chapa Dilma-Temer de abuso de poder político econômico, marcado para a próxima terça-feira, deve se estender por muitos dias.



Isso porque o ministro Napoleão Nunes Maia avisou aos colegas que pretende pedir vista do processo, independentemente de conhecer o voto do ministro relator Hermann Benjamin.

Na sessão desta semana em que o presidente do TSE, Gilmar Mendes, anunciou que o julgamento começará na semana que vem, Napoleão disse que irá pedir vistas porque não teve tempo suficiente para analisar o caso. 

Herman Benjamin comunicou aos colegas que vai ler um resumo muito curto do processo – o que poderá ser concluído em apenas uma sessão do tribunal.

Também deve contribuir para retardar a conclusão do julgamento da ação o fato de que os ministros do tribunal poderão pedir vistas das pelo menos seis preliminares que serão apresentadas separadamente pelo relator. 

Hermann Benjamin comunicou aos colegas que vai apresentar separadamente cada uma das preliminares, o que abre a possibilidade de serem pedidas vistas de cada uma – antes mesmo do mérito do voto do relator.

Há ministros no TSE que consideram ter Benjamin acelerado demais o processo neste período final – depois da delação da Odebrecht. 

Um exemplo foi o prazo curto para as alegações finais e também o fato de ele não ter ouvido os partidos citados por delatores da Odebrecht como partidos que receberam doações no caixa dois da empresa em troca de apoio político e tempo de televisão para a chapa Dilma-Temer.

Pela condução da ação até aqui, fontes do TSE avaliam que Herman Benjamin deve pedir a cassação da chapa Dilma-Temer

Ao mesmo tempo, há a avaliação de que as investigações apontaram responsabilidade de Dilma na condução da campanha em assuntos como contratação do publicitário João Santana, a quem foi atribuído pagamento pelo caixa 2 e conquista de apoios políticos. 

Por isso, ao ser responsabilizada por ilícitos, ela poderá ficar inelegível – situação da qual ela foi preservada no julgamento do processo de impeachment no Senado. 

Já Temer, na avaliação destas mesmas fontes, não está sendo responsabilizado por esses atos, mas é beneficiário – e, por isso, pode perder o mandato, mas não ficar inelegível.

G1

DÓRIA CHAMA LULA DE O MAIOR CARA DE PAU DO BRASIL

Cada vez mais apontado como pré-candidato à eleição presidencial de 2018, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), chamou o ex-presidente Luiz Inácio Lula de "o maior cara de pau do Brasil" em vídeo publicado neste domingo (26) no Facebook.










Lula é cotado para ser o candidato do PT à presidência da República na eleição do ano que vem.
No vídeo de pouco mais de um minuto, Doria afirma que, "como brasileiro, tem o direito de me manifestar, e como brasileiro eu me manifesto contra os mentirosos, contra os falsos e contra os populistas, que agora, depois de terem destruído o Brasil, têm a cara de pau de dizer que vão voltar para resgatar o Brasil."

O prefeito prossegue: "Resgatar o quê? O Brasil da corrupção, da miséria, da mentira, de 13 milhões de desempregados? Vai continuar essa mentira no seu terreiro, não aqui, o povo não vai aceitar."
Segurando um pedaço de pau, Doria diz ainda que "esse pau-brasil é dedicado a esse mentiroso, Luiz Inácio Lula da Silva, o maior cara de pau do Brasil".

As declarações foram feitas durante a participação do prefeito em ação do Programa Calçada Nova - Mutirão Mário Covas, na Lapa, zona oeste da cidade.

CHEGA A 12 O NUMERO DE PAÍSES E BLOCOS CONTRA CARNE BRASILEIRA

Mais países anunciaram restrições à importação de carne brasileira, no rastro da Operação Carne Fraca. Japão, Hong Kong e Suíça suspenderam as compras de produtos originários dos 21 frigoríficos colocados sob suspeita pela Polícia Federal. A Jamaica foi ainda mais longe: além de suspender as compras, apelou para que a população simplesmente não coma carne brasileira e ordenou que supermercados retirem de suas prateleiras os produtos bovinos.
Operação Carne Fraca: Nas exportações brasileiras de frango no ano passado, a China comprou 14,45% do total e a Coreia do Sul, 2,85%

Além disso, os Estados Unidos passarão a inspecionar 100% das amostras de carne importada do Brasil e o governo de Israel pediu mais informações, segundo o Ministério da Agricultura. Com isso, são 12 os países ou blocos econômicos que já adotaram algum tipo de restrição às importações do produto brasileiro ou pediram esclarecimentos após a operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Por outro lado, o Brasil recebeu o apoio do Uruguai e da Argentina, que consideraram suficientes as medidas já adotadas pelo governo para garantir a salubridade dos produtos. Coreia do Sul desistiu de bloquear as compras de produtos da BRF. Mais importante ainda, a China deu indicações de que poderá suspender em breve a medida que atualmente proíbe o desembaraço (saída do porto) da carne brasileira exportada para lá. 

Essas idas e vindas deverão continuar por algum tempo, disse o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Rangel. Ele considera natural que os 33 países que receberam produtos dos estabelecimentos investigados na Carne Fraca queiram explicações adicionais e já tem pronta uma resposta-padrão, que é adaptada para cada mercado. Muitas vezes, os governos adotam restrições até para dar uma resposta a seus consumidores, igualmente preocupados com as revelações da operação.

“Se formos convincentes e rápidos, não teremos um bloqueio”, disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. E repetiu a preocupação central do governo no momento: “Não podemos entrar numa lista negra.” Ele informou ter recebido “de alguém” uma estimativa pela qual uma redução das exportações de carne por causa das revelações da Carne Fraca poderão trazer prejuízo de US$ 5 bilhões nos próximos cinco anos. É uma conta por alto, segundo frisou. Num outro cálculo rápido, ele estimou que, se as restrições resultarem em perda de 10% do mercado, a queda nas exportações será de US$ 1,4 bilhão.

O ministério considera que os pedidos de informação e suspensões temporárias dos países destinatários de carne e derivados brasileiros são uma “reação natural” após a operação. No total 33 países e blocos importaram do Brasil nos últimos 60 dias. A Agricultura tem enviado respostas técnicas a todos os países que enviam questionamentos.

Nesta terça-feira, 21, Maggi visitou a unidade da Seara, do grupo JBS, em Lapa, a 70 km de Curitiba. É o único estabelecimento alvo da operação que exporta para a China. Mas as vendas são elevadas. No ano passado, foram embarcadas 60 mil toneladas.

A Carne Fraca revelou que os três fiscais que atuavam na unidade assinavam documentos sem fazer vistoria. Para a Agricultura, o problema é particularmente grave porque eles autorizaram exportações sem fiscalizar. E os chineses só aceitam o produto brasileiro porque o governo lhes dá garantia de conformidade.

Na teleconferência da noite de segunda-feira, os chineses pediram justamente uma garantia por escrito de que o produto processado naquela planta tem qualidade. Essa documentação seria enviada ainda hoje para a China. Os técnicos acreditam que, com isso, em breve as importações do Brasil serão retomadas.



CE É O 3º DO NORDESTE COM MAIS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA POBREZA

O Ceará é o terceiro estado do Nordeste com mais crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos, vivendo em situação de pobreza, segundo o relatório Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil, divulgado nesta terça-feira (21) pela Fundação Abrinq, com base em dados de 2015. No total, 1.198.254 pessoas dessa faixa etária estavam vivendo na pobreza em 2015.
Comunidade do Pirambu, em Fortaleza, é o 7º maior aglomerado urbano do Brasil, segundo IBGE. (Foto: Giselle Dutra / G1 CE)


A classe de rendimento mensal domiciliar per capita foi definida pela soma de todos os rendimentos dos moradores divido pelo número de habitantes da residência. O salário mínimo federal no ano de 2015, quando a pesquisa foi realizada, era de R$ 788,00. Foi considerado pobre quem vivia com até um quarto do salário mínimo.

Com base nestes dados, o Cenário da Infância e da Adolescência colocou o Ceará como o terceiro estado brasileiro com mais crianças e adolescentes na linha de pobreza, ficando atrás apenas de Pernambuco (1.242.840) e Maranhão (1.239.396).

Em todo país, são mais de 17,3 milhões de crianças e adolescentes vivendo em situação de pobreza ou extrema pobreza. O número equivale a 40,2% da população brasileira na faixa etária de 0 a 14 anos. Os dados da população utilizados para compor o relatório foram do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O relatório reúne 23 indicadores sociais relacionados ao público de 0 a 18 anos, tais como mortalidade, nutrição, gravidez na adolescência, cobertura de creche, escolarização, trabalho infantil, saneamento básico e violência.

Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.

Outros números do Ceará

Violência: 24% dos homicídios de pessoas de 0 a 19 foram por armas de fogo. O número é maior que a média nacional apontada pela pesquisa, que foi de 20% em 2015.

Educação: 7,2% dos alunos matriculados deixaram de frequentar a escola durante o período letivo em 2015. A média nacional é de 6,8%.

Saneamento básico: 4,3% da população cearense não tem acesso à rede de esgoto. O número é superior ao da média nacional, que foi de 1,9%, em 2015.

Atos infracionais: 1.126 jovens cumpriram medida socioeducativa no Ceará pelo cometimento de atos infracionais previstos no ECA, no ano de 2016. O delito de roubo foi o maior ato infracional, com 616 casos. Em todo país foram 23.066 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Acesso à saúde: 66% da população cearense entre 0 e 17 anos foram ao médico nos últimos 12 anos, quando a pesquisa foi aplicada em 2013. O número de pessoas na mesma faixa etária que foram ao dentista foi de 36% no Ceará.

G1

A galinha gigante que está bombando nas redes sociais realmente existe?

A galinha gigante que está bombando nas redes sociais realmente existe?

               



Sim, essa é uma imagem real e não tem nenhum efeito cinematográfico nela. A galinha em questão pertence à raça Brahma, que pode pesar de 6 kg (fêmeas) a 8 kg (macho). A que aparece no vídeo parece ser ainda maior, mas nada tão anormal para a raça. O espécime do vídeo se chama Merakli e pertence a Fitim Sejfijaj, que moro em Kosovo.
Acredita-se que essa seja uma espécie híbrida, que surgiu através da mistura de raças da China e de Bangladesh. Porém, esse procedimento teria acontecido nos Estados Unidos, por volta do ano 1850. Como nessa época não existia um regulamento para o cruzamento de espécies, fica meio difícil rastrear quem foi o “pai” dessa galinha gigante.
Assim como as outras espécies de galinhas, a Brahma é dócil e dificilmente irá atacar algum humano – então não precisa ficar com medo de uma revolução dos bichos, não! Tanto é que as Brahmas é que deveriam ter medo da gente, já que elas eram bastante populares para o consumo humano até a década de 1930, por conta de seu tamanho.


Diferença de tamanho entre uma galinha comum e uma Brahma


JUSTIÇA DETERMINA QUE TEMER COMPROVE DEFICIT DA PREVIDÊNCIA

Às vésperas da votação da reforma da Previdência, a Justiça Federal do Distrito Federal determinou que a União prove caráter deficitário do sistema previdenciário brasileiro. Em decisão liminar, o juiz Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal do DF, concede ainda 15 dias para que o governo detalhe metodologia utilizada para apurar déficit de R$ 140 bilhões na área.



"(União deve provar) via documentação hábil, a veracidade dos dados financeiros que embasam a afirmação de que, atualmente, o sistema de previdência social do País seria mesmo deficitário”, diz o magistrado.

Valcir Spanholo determina ainda que o governo suspenda “a divulgação e exploração de qualquer menção acerca da informação (ainda não confirmada) de que o sistema previdenciário brasileiro amargaria déficit bilionário”. A liminar atende parcialmente pedido da Federação dos Servidores da Justiça Federal e do Ministério Público Federal (Fenajufe).

Ainda de acordo com a decisão, a União fica obrigada a demonstrar, por meio de documentos, a divisão segmentada das despesas totais da seguridade social entre 2012 e 2016, relacionando também todas as renúncias fiscais realizadas na área de contribuições sociais do mesmo período.

Propaganda suspensa

Na semana passada, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul determinou a suspensão imediata, em todo o País, de peças publicitárias em defesa da reforma da Previdência. Caso descumpra a decisão, o governo poderá pagar multa diária de até R$ 100 mil.

Redação O POVO Online

PAIM PROTOCOLA PEDIDO DE CPI DA PREVIDÊNCIA COM 50 ASSINATURA

O senador Paulo Paim (PT-RS) protocolou nesta terça-feira (21) pedido de criação de uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) para investigar a situação financeira da Previdência Social. Com 50 assinaturas de senadores favoráveis à criação da CPI e acompanhado de apoiadores da ação, Paim levou o pedido à Mesa. Para ser instalada uma CPI são necessárias, no mínimo, 27 assinaturas.




"Espero que nenhum senador recue. Estou convicto que se eu tivesse mais tempo nós chegaríamos a 81 assinaturas", declarou o senador que se dirigiu ao Plenário com pedido após audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH).

Aos gritos de “CPI já” e “Não à reforma da Previdência”, Paim foi acompanhado por sindicalistas e manifestantes favoráveis ao requerimento. A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) participou do ato e destacou a participação favorável da bancada feminina na ação.

"Todas as 13 senadoras assinaram o requerimento. Isso mostra todo o entendimento que se tem de que a proposta de reforma da previdência é um atentado aos interesses do povo, do trabalhador brasileiro, mas em especial a nós mulheres" disse a senadora.

Segundo dados apresentados por Paim, uma enquete realizada pelo DataSenado no início deste mês indicou que 93% dos internautas entrevistados são favoráveis a CPI da Previdência. A maioria (87%) também acredita que a CPI auxiliará no debate da reforma previdenciária. As informações são da Agência Senado.


Prazo

De acordo com o requerimento, a comissão de inquérito terá um prazo de 120 dias para a realização dos seus trabalhos, prorrogáveis por igual período, e será integrada por 13 membros titulares e 13 suplentes.

"O objetivo da CPI é a verdade. Mostrar primeiro que há superávit, combater a fraude, a sonegação e a corrupção", declarou Paim.

Com a apresentação do requerimento, a Mesa deverá agora realizar a conferência das assinaturas. Os senadores podem retirar ou acrescentar seus nomes na lista até a meia-noite desta terça-feira. Passado esse prazo, caso sejam confirmadas as assinaturas suficientes, os líderes partidários já podem indicar representantes para integrar a comissão.

Não há prazo determinados para que as indicações sejam feitas ou para a instalação da CPI após a escolha dos indicados. Caso haja demora excessiva das lideranças, o presidente do Senado pode, a seu próprio critério, indicar os nomes. A só CPI poderá ser instalada quando todos os seus membros titulares estiverem nomeados. Paim disse esperar que os trabalhos tenham início até a metade do mês de abril.

Noticias ao Minuto

ADVOGADO DE LULA QUE DISCUTIU COM MORO RENUNCIA

O advogado criminalista Juarez Cirino dos Santos informou na sexta-feira (17), ao juiz Sérgio Moro que renunciou à defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas ações a que o petista responde na Operação Lava Jato. Nas audiências da Lava Jato, Cirino protagonizou um dos mais duros embates com o juiz
cirino

No dia 12 de dezembro de 2016, durante o depoimento de Mariuza Aparecida Marques, funcionária da empreiteira OAS encarregada pela supervisão do tríplex do Guarujá (SP) que o Ministério Público Federal diz pertencer a Lula, Cirino havia chamado Moro de "acusador principal". O juiz, então, mandou que o advogado o respeitasse. O bate-boca aconteceu 13 minutos após o início da audiência.

No documento encaminhado à Justiça Federal no Paraná, assinado por Cirino e outros dois advogados de seu escritório, que também deixam a defesa do ex-presidente, ele não revela o motivo de sua saída. No texto, Cirino e seus colegas de banca chamam o ex-presidente de "ilustre e digno constituinte, por quem os signatários manifestam a maior admiração por sua atuação como sindicalista, criador e dirigente do Partido dos Trabalhadores e Presidente da República".

A reportagem tentou contato com o escritório de Cirino, mas ele não foi encontrado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

HOMEM MORRE ELETROCUTADO APÓS IPHONE CAIR NA BANHEIRA

O inglês Richard Bull, de 32 anos, faleceu após um acidente envolvendo seu iPhone. O smartphone estava carregando ao lado da banheira, quando caiu na água. O delegado responsável pelo caso aponta que a Apple deveria orientar seus consumidores a não usarem seus carregadores - letais - nessa situações



Bull foi encontrado por sua esposa Tanya com o corpo todo queimado, informa o site inglês The Telegraph em matéria publicada neste sábado (18).

Os machucados e queimaduras erão tão chocantes que a esposa de Bull acreditava que o marido havia sido atacado por alguém. Os policiais locais verificaram que o rapaz usava uma extensão para poder utilizar seu iPhone na banheira.

Ao que tudo indica, o celular e o cabo carregador caíram acidentalmente na banheira de Richard. Vale lembrar que o iPhone 7 tem proteção contra água, mas isso não significa que você deva - sob nenhuma hipótese - carregar no mesmo ambiente em que você toma banho.

O delegado Sean Cummings, responsável por atender ao chamado, classificou o acidente como "trágico". "Esses aparelhos parecem inofensivos, mas são tão perigosos quanto um secador em um banheiro. Eles devem sinalizar avisos de perigo", disse o delegado Cummings. 

As autoridades pretendem entrar em contato com os fabricantes do aparelho para evitar tragédias como essa no futuro. A mãe de Richard, Carole afirmou que espera que a tragédia com seu filho não se repita. "Eu me preocupo principalmente pelos adolescentes, que não se separam de seus celulares e não sabem o quão perigoso pode ser"

The Telegraph

VARIAÇÃO NO VALOR DOS COMBUSTÍVEIS NA IBIAPABA DEVERIA SER AVERIGUADA

O valor do preço dos combustíveis no Brasil beira ao absurdo. Diversas reportagens veiculadas em redes nacionais mostram que o combustível produzido no Brasil sai mais barato para os vizinhos do Mercosul do que para os próprios brasileiros. Recentemente a Petrobras adotou uma medida de revisão de preços de acordo com o mercado internacional, mas infelizmente isso só serve de parâmetro aos donos de postos quando a Petrobras anuncia aumento. Neste caso, todos os "empresários" de postos imediatamente tratam de subir o valor nas bombas, mas quando a Petrobras anuncia queda no preço, os mesmos "empresários" não repassam a queda do preço nas bombas.



Na região da Ibiapaba, a variação do valor no preço dos combustíveis devia chamar a atenção dos promotores de justiça. Uma publicidade do Posto Frota em Tianguá, anuncia o litro da gasolina comum a R$ 3,46. Entramos em contato com alguns colegas de imprensa em Tianguá que nos informaram que esse preço sofre pequenas variações de acordo com o posto. 

Contactamos um empresário do ramo que nos informou que o valor do frete de um litro da distribuidora até os postos da região gira em torno de R$ 0,07 (sete centavos) por litro. E nos disse também ser comum donos de postos se combinarem para vender os combustíveis ao mesmo valor impondo uma situação ao consumidos conhecida como CARTEL.

Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.

A lei 8.884 de 1994 dispõe sobre a prevenção e repressão às infrações contra a ordem econômica no mercado brasileiro. Dessa forma a referida lei vem frear todas as atividades econômicas que impliquem na formação de CARTÉIS, trustes e holdings no mercado de serviços e produtos.

Impressiona o fato de dentro de uma mesma região, no caso a Ibiapaba, que é abastecida por distribuidoras de Fortaleza, tenhamos uma variação gritante no preço dos combustíveis e o Ministério Público não esteja percebendo isso. Enquanto em Tianguá o litro da gasolina comum é R$ 3,46, existem postos vendendo a R$ 4,29 a mesma gasolina comum. 

DIRETO DA REDAÇÃO POR CYRO LEOPOLDO

SISTEMA DE VOTAÇÃO PODE MUDAR NO BRASIL

Esqueça o que você se acostumou a ver em eleições nos últimos 30 anos no Brasil: políticos fazendo campanha, com um número de cinco dígitos, pedindo o seu voto para uma das 513 cadeiras na Câmara dos Deputados. Se depender da posição dos principais partidos e do relator da comissão especial para a reforma política, muito em breve estaremos em um novo sistema, o voto em lista fechada, bem diferente do que é praticado hoje no Brasil.




Responsável por elaborar o parecer sobre a alteração no sistema político brasileiro, o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) declarou que vai defender esta proposta para as eleições de 2018 e 2022 no país. Seria uma etapa de transição, na visão dele, até chegarmos, em 2026, ao voto distrital misto, o mesmo que é executado hoje na Alemanha.

Hoje, o eleitor escolhe um candidato e o seu voto vai para o “bolo” de determinado partido ou coligação. Ao final, esse bolo representará um número de cadeiras, que serão ocupadas pelos mais votados de cada legenda. Na proposta em discussão, a lógica permanece. A diferença principal é que o eleitor vai às urnas apenas para votar em um partido – ao final, a votação em cada partido definirá o número de lugares na Câmara a que ele terá direito. Os nomes que ocuparão esses lugares são definidos pelas legendas em uma lista, formato que fortalece o poder dos partidos e seus dirigentes.

No Brasil, o sistema seria, como defende o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com a lista pré-ordenada. Ou seja, os partidos definiriam também a ordem em que os candidatos aparecem. Se determinada legenda apresenta dez candidatos e obtém, nas urnas, sete vagas, ficam eleitos os primeiros indicados pelas direções partidárias. Para os críticos, a proposta faz com que essas direções se tornem “superpoderosas”, escolhendo candidatos pelo eleitor e servindo como um mecanismo de manutenção dos mesmos nomes.

O deputado Vicente Cândido discorda. Para ele, o problema não é a lista fechada, “mas a democracia interna dos partidos”. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, concorda, argumentando que o sistema atual traz a falsa sensação de escolha. “Dizer que o sistema eleitoral de lista aberta é um sistema em que a gente vota e escolhe o candidato é uma enganação. Nós votamos num cabeça de chapa e elegemos alguém que não tem voto sequer”.
Efeito Tiririca

Para exemplificar, o presidente do TSE citou um dos casos mais famosos dos ditos “puxadores de voto”, o do humorista Tiririca. Eleito em 2010 com 1,3 milhão de votos, ele garantiu a eleição de outros três parlamentares que não haviam alcançado a votação mínima, entre eles Valdemar Costa Neto, à época réu no Mensalão. “Votamos em Tiririca e elegemos Protógenes (Queiroz, ex-delegado da PF). Votamos em Tiririca e elegemos Valdemar da Costa Neto.”

O novo sistema teria a qualidade de baratear as campanhas, segundo Cândido. Hoje, os candidatos de um determinado partido, além de competir com os de outros partidos, também competem com os próprios correligionários, o que faz com que o esforço, incluindo o financeiro, seja mais elevado. Ele acredita que a adoção do sistema, usado na Espanha e em Portugal, por duas eleições, seria o tempo ideal para que consigamos chegar ao modelo alemão – que ele considera o mais avançado.

“Dizer que o sistema eleitoral de lista aberta é um sistema que a gente vota e escolhe o candidato é uma enganação. Nós votamos num cabeça de chapa e elegemos alguém que não tem voto sequer. Votamos em Tiririca e elegemos Protógenes (Queiroz). Votamos em Tiririca e elegemos Valdemar da Costa Neto.”

Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
“Democracias avançadas”

No país, onde o sistema é chamado de distrital misto, o eleitor faz duas escolhas: primeiro, ele vota em um partido. Depois, em um político do seu distrito. Lideranças que não estão nas listas dos partidos, por esse formato, podem ser eleitas concorrendo para a ocupar a vaga da sua região. Metade dos parlamentares vem das listas, metade vem dos distritos.

Maia ressaltou que o Brasil deve discutir entre as possibilidades existentes nas “democracias avançadas” e não criar uma “jabuticaba” – referência ao fato de a fruta só existir no Brasil. Para ele, além dos já citados modelos de lista fechada e distrital misto, que fazem sucesso na Europa, o voto distrital puro, que é o sistema dos Estados Unidos, também é uma opção. Nesse formato, os deputados vêm exclusivamente das votações de suas regiões. Quem defende esta proposta alega que ela aproxima o eleitor do candidato, uma vez que todos os parlamentares foram escolhidos por pessoas que vivem minimamente próximas a eles, com realidades parecidas.

“Não podemos sair deste debate, neste momento de crise, tentando criar uma nova jabuticaba. Nós vimos o que deu esta jabuticaba no Brasil, deu esta crise profunda no sistema de representação, na democracia representativa brasileira.”

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados
Conheça os diferentes sistemas de votação

Voto proporcional, com lista aberta

É o sistema em vigor no Brasil.

Como funciona: o eleitor escolhe um determinado candidato e vota especificamente nele. Os votos são somados e garantem um determinado número de cadeiras para o partido ou a coligação, que são distribuídas entre os mais votados no conjunto.

Contra: é considerado caro, porque promove uma disputa de “todos contra todos”, permite a existência de “puxadores de voto”, que ajudam a eleger políticos com menos apoio popular que outros que ficam de fora, favorece o “culto à personalidade”, a ideia de que se vota em uma pessoa e não em determinado conjunto de ideias que ela colocaria em prática se eleita.

A favor: o sistema considera que candidatos do mesmo partido ou coligação têm interesses semelhantes e garante a cada conjunto de ideias o espaço que elas ocupam na sociedade. Com a lista aberta, as ideias são representadas pelos seus expoentes mais populares.
Voto proporcional, com lista fechada

É o sistema em vigor em países europeus, como Portugal e Espanha.

Como funciona: o eleitor escolhe um partido político apenas. Os votos são somados e garantem um determinado número de cadeiras para o partido ou coligação, distribuídas entre políticos previamente definidos pela legenda em uma lista. O que está sendo defendido por políticos como Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o modelo mais tradicional, no qual a ordem é pré-definida antes e são escolhidos os candidatos aos quais o partido político deu preferência.

Contra: dá todo o poder de decisão aos partidos, que passariam a escolher pelo eleitor os que devem ser eleitos, podendo beneficiar candidatos com acusações na Justiça, que teriam mais dificuldade de obter o voto popular. O sistema também cria um entrave à renovação na política, uma vez que as cúpulas dos partidos tenderiam a ser formadas por aqueles que já estão no poder – e que, por consequência, privilegiariam na lista os atuais políticos.

A favor: é mais barato, uma vez que os candidatos não disputam mais contra outros do seu partido. Força a evolução dos partidos, que reduziriam em quantidade e ficariam coesos, com mais identidade ideológica, uma vez que são obrigados a criar um discurso e um conjunto de propostas para buscar o voto do eleitor. A lista fechada também permite que sejam feitas leis complementares que garantam cotas – um determinado número de mulheres – de modo mais eficiente que o atual, que depende dos resultados eleitorais dessas candidaturas.
Voto distrital puro

É o sistema em vigor nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Como funciona: se são 513 vagas na Câmara dos Deputados, serão 513 distritos eleitorais, que correspondem a uma determinada região. A eleição para o Legislativo passa a ser semelhante à do Executivo: cada partido oferece um nome para a disputa e o eleitor escolhe entre as opções disponíveis. No final, o parlamentar acaba sendo o representante de uma região (como um conjunto de bairros de São Paulo, por exemplo) no Legislativo federal.

Contra: o sistema asfixiaria as minorias, como defensores das pessoas com deficiência, por exemplo. Considerando que dificilmente estas pessoas serão a maioria em uma determinada região, um ativista que se proponha a defender exclusivamente a causa teria a tendência a não ser eleito em nenhum distrito do país. O mesmo para outras causas específicas, como ambientalistas e religiosos. Não resolve o problema do “culto à personalidade”, uma vez que um líder local, como um comerciante ou um empresário, não se precisaria se comprometer com causas nacionais ou partidos para se eleger – e, no parlamento federal, teria de se posicionar sobre esses temas.

A favor: é o sistema mais barato de todos, restringe as campanhas parlamentares ao universo regional, uma vez que o candidato disputa exclusivamente os votos daqueles que vivem em seu distrito, diminuindo o universo de eleitores a serem conquistados. O voto distrital puro também é visto como uma aproximação entre os eleitores e o Congresso Nacional, já que cada parlamentar que ali está veio de uma determinada região do país. Não seria possível, portanto, que em um determinado raio de distância não haja nenhum parlamentar próximo a você ou a seu bairro, por exemplo.
Voto distrital misto

É o sistema em vigor na Alemanha

Como funciona: é uma mistura dos dois sistemas anteriores. O eleitor vai às urnas duas vezes. Em uma, escolhe um partido. Na outra, escolhe um candidato. As cadeiras são divididas. Metade é distribuída entre os nomes presentes nas listas dos partidos, enquanto a outra metade vai para os distritos, que, por serem em menor número, comportam mais eleitores.

Contra: sofre críticas dos defensores do voto distrital puro e do proporcional de lista fechada. Para os primeiros, ter só a metade das cadeiras ocupadas pelo voto distrital anula o efeito de aproximação com o eleitor, uma vez que os distritos – principalmente em um país continental como o Brasil – ficam com um número muito grande de pessoas, permanecendo distantes dos candidatos. Para os favoráveis à lista fechada, enfraquece o compromisso ideológico e a coesão dos candidatos com as legendas.

A favor: mesmo com os distritos maiores, o sistema ainda garante que o Parlamento esteja mais próximo da população, trazendo demandas regionais para o debate federal, sem comprometer as ideologias e as causas não-majoritárias, uma vez que o voto pulverizado em uma causa, representada por partido, pode garantir a eleição de um parlamentar. O voto espalhado em todo um estado em uma legenda que defenda o ambientalismo, por exemplo, permitiria a eleição de um deputado. Outro benefício da lista que permanece é a possibilidade de políticas que reduzam desigualdades.

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)

POST