Escola foi vice-campeã em 2016. Agora, levou a taça no critério de desempate com a Dragões da Real, que obteve a mesma pontuação e ficou com o vice.
Acadêmicos do Tatuapé é a escola campeã do carnaval 2017 de São Paulo. Depois do vice em 2016, a escola da Zona Leste levou seu primeiro título com uma homenagem à Mãe África. O campeonato veio no critério de desempate: a escola ficou com a mesma pontuação da Dragões da Real (269,7 pontos), mas teve melhor desempenho no quesito samba-enredo
O presidente da agremiação, Eduardo Santos, agradeceu os integrantes pelo empenho na conquista do primeiro título. "Nós viemos aqui e mostramos para esse povo o que é a festa africana. O continente que mais sofre no mundo, mas que sabe fazer festa", disse.
"Agora nós somos campeões do carnaval. Ninguém pode escrever a história do carnaval de São Paulo sem passar por 2017 e sem citar o nosso nome", afirmou o presidente da Tatuapé. O presidente minimizou a polêmica da troca dos jurados e avaliou que as notas foram coerentes com os nomes das escolas apontadas como destaques.
Fenômeno não representa perigo para moradores de regiões próximas. Aeroporto opera normalmente.
O vulcão Etna, na ilha italiana da Sicília, entrou em erupção e mostrou nas últimas horas desta terça-feira (28) espetaculares explosões incandescentes, emissões de cinzas e vazamento de lava. Não há riscos para moradores da região.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da cidade siciliana de Catânia informou que desde as 18h (horário local, 14h de Brasília) de segunda-feira (27), a atividade na cratera sudeste, iniciada no dia 23 de janeiro, se intensificou de forma gradual.
Os tremores vulcânicos alcançaram seus níveis mais elevados durante a última noite, quando o vulcão começou a expelir lava a centenas de metros de altura.
Também houve explosões de fogo e vazamento de magma, que desceu em direção ao pico Monte Frumento Supino, segundo o instituto de Catânia.
Os fenômenos se concentraram na zona superior do vulcão ativo mais alto da Europa, e não representam um perigo para a população, embora os moradores das localidades de Zafferana e Linguaglossa, situadas nas proximidades, tenham notado uma modesta chuva de cinzas.
As autoridades italianas acompanham com atenção a situação das estradas próximas. O aeroporto de Catânia segue operando normalmente.
O Etna tem 3.322 metros de altura e está situado na parte leste da ilha da Sicília, entre as províncias de Messina e Catânia.
Nossa Senhora das Grotas e Aparecida no samba. Roberto Malvezzi (Gogó)
O sagrado e o profano não têm distinção no meio do povo. Conforme a famosa frase de Moraes Moreira “sagrado e profano o baiano é carnaval”. O que interessa é a festa. Os demais elementos vêm como auxiliares, inclusive se o enredo for sobre Nossa Senhora Aparecida ou Nossa Senhora das Grotas abrindo o desfile de Grande Rio em homenagem à Ivete Sangalo.
Mas, observando mais fundo, há elementos arquetípicos nessas Marias bem brasileiras. Eu conheço bem ambas, por ter estudado em Aparecida e por morar em Juazeiro, onde Nossa Senhora das Grotas é padroeira. Viajando o Brasil, acabei fazendo um CD chamado “Maria e Ecologia”.
Um detalhe, Nossa Senhora das Grotas é mais antiga que Nossa Senhora Aparecida. Encontrada em 1707 nas grotas do Rio São Francisco por um índio, que a entregou a um vaqueiro e esse a entregou ao missionário que pregava nos sertões. A festa de 300 anos dessa Maria foi em 2007.
A homenagem à Ivete levou para a avenida não só Nossa Senhora, mas as lendas e mitos do São Francisco, como o Nego D’Água – estranho, de amarelo -, a Mãe D’Água, as carrancas e até a serpente que está presa por três fios de cabelos de Nossa Senhora na Ilha do Fogo, que está justamente entre Juazeiro e Petrolina.
Já Nossa Senhora Aparecida, encontrada no rio Paraíba, completa 300 anos de sua história agora em 2017. O carnavalesco viu aí um tema importante para grande parte do povo brasileiro e fez dele um carnaval.
Entretanto, hoje o rio São Francisco é um fiapo de água e o rio Paraíba um esgoto a céu aberto. Pescadores e índios não encontrariam mais a Aparecida em suas redes, simplesmente porque nem é possível mais pescar naquelas águas. Nossos índios do São Francisco não têm muito mais que fazer procurando peixes nas grotas – buracos nas pedras – do rio São Francisco.
Aí que a figura arquetípica de Maria, encontrada sempre em rios, por pessoas simples como pescadores, índios, caboclos, vaqueiros, etc., mostra seu lado evangelizador e ecológico.
Nessa Campanha da Fraternidade de 2017, comemorando os 300 anos de Aparecida, que a Senhora das Grotas, de Aparecida, do Círio de Nazaré (encontrada num igarapé) e tantas outras manifestações marianas, nos ajudem a cuidar de nossos biomas, sem os quais não teremos mais rios.
Indiciamento significa de maneira quase certa que Lee Jae-Yong será levado, ao lado de mais quatro
executivos, a um tribunal.
Eu peço desculpas ao povo sul-coreano por não mostrar um lado melhor', disse o chefe da Samsung, Jay Y. Lee (centro) (Foto: Cho Seong-joon/Reuters)
O herdeiro do grupo Samsung e outros quatro executivos da empresa foram oficialmente indiciados nesta terça-feira (28) por corrupção, no âmbito do escândalo político que abala a Coreia do Sul há vários meses, um novo golpe para a maior fabricante mundial de smartphones.
O indiciamento significa de maneira quase certa que Lee Jae-Yong será levado, ao lado dos quatro executivos, a um tribunal, o que provoca novas inquietações ao conglomerado sul-coreano, que recentemente se viu obrigado a retirar do mercado, por falhas, um novo modelo de smartphone.
Lee, 48 anos, foi acusado por "corrupção, utilização indevida de bens públicos, ocultação de ativos no exterior e perjúrio", declarou Lee Kyu-Chul, porta-voz da equipe especial que investiga o caso, que provocou o impeachment da presidente do país, Park Geun-Hye.
Lee Jae-Yong é o vice-presidente da Samsung Electronics, filho do presidente do grupo e neto do fundador. No dia 17 de de fevereiro foi decretada sua detenção provisória.
Três dos cinco indiciados pediram demissão, mas não o herdeiro do grupo, informou a Samsung, o principal conglomerado do país, que representa 20% do PIB sul-coreano.
A Samsung anunciou ainda o "desmantelamento" do Escritório de Estratégias Futuras, que supervisiona todas as decisões importantes da empresa, como parte de um "programa de reformas" que prevê maior independência para cada departamento da empresa.
A empresa também decidiu acabar com o poderoso departamento responsável por fazer lobby junto ao governo. Além disso, afirma que deseja tornar a política de doações mais transparente.
"Resta saber se é uma nova medida cosmética para desviar a atenção das críticas da opinião pública", afirmou Chung Sun-Sup, diretor do chaebol.com, site que monitora o comportamento das empresas.
No passado, recordou o analista à AFP, "a Samsung acabou com departamentos de controle do grupo quando foi descoberto que não cumpriam a lei, mas depois os criou novamente com outro nome".
Lee se tornou o principal executivo da Samsung após uma crise cardíaca de seu pai em 2014.
A família Lee "deve continuar exercendo seu poder e sua influência em todo o grupo", afirmou Sun-Sup.
Fusão polêmica
O anúncio desta terça-feira é um novo golpe para o maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul, que enfrenta dificuldades desde que retirou do mercado o Galaxy Note 7, que registrou vários casos de baterias com defeito.
A derrocada foi atribuída em parte ao frágil sistema de gestão de um grupo com funcionamento centralizado, onde os diferentes departamentos aplicam sem pestanejar as decisões de um pequeno número de executivos.
O escândalo político na Coreia do Sul tem como principal nome Choi Soon-Sil, amiga há 40 anos da presidente afastada Park, acusada de ter utilizado sua influência para obter mais de 70 milhões de dólares de diferentes empresas, e de interferir nos assuntos do Estado.
A Samsung foi a empresa mais generosa para as fundações duvidosas controladas pela confidente da presidente. Também repassou milhões de euros a Choi sob o pretexto de financiar na Alemanha os treinamentos de ginetes sul-coreanos, incluindo a filha de Choi Soon-Sil.
Em contrapartida, a Samsung teria recebido o aval do governo para a polêmica fusão em 2015 de duas de suas unidades, Cheil Industries e C&T.
A operação foi denunciada por alguns acionistas que considerara mque a C&T foi deliberadamente desvalorizada. Mas a Caixa de Previdência, importante acionista da Samsung, controlada pelo ministério dos Assuntos Sociais, apoiou a decisão.
Um ex-ministro de Assuntos Sociais foi acusado no mês passado por abuso de poder.
Lee nega todas as acusações.
Os indiciamentos foram anunciados no último dia de mandato da equipe especial de investigadores nomeada em dezembro pela Assembleia Nacional, que agora deve transmitir o caso aos juízes do Ministério Público.
No total, 31 suspeitos foram indiciados, 17 deles nesta terça-feira. Uma ex-ministra da Cultura e um ex-chefe de gabinete da presidência estão na lista.
Agora o Ministério Público deve prosseguir com a investigação sobre outros grupos, como Hyundai Motor ou a gigante da distribuição Lotte, afirmou o porta-voz da equipe de investigação.
Em tempos de crise, parece que alguém não estava querendo gastar dinheiro com cerveja neste Carnaval. O inusitado é a forma que os ladrões de ‘cerva’ encontraram para ‘guardar’ o produto do roubo: em um túmulo. O caso foi descoberto no último sábado (18) e aconteceu na Ilha do Mosqueiro, distrito de Belém, no Pará.
De acordo com a página “Viva Mosqueiro”, uma movimentação estranha foi notada no cemitério de São José, mas não se tinha notícia de enterro ou equipes trabalhando na manutenção do local. Era, na verdade, funcionários recolhendo cerca de 50 pacotes de cervejas encontrados em um túmulo e entregando-os para a polícia.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados, mas a polícia já tem informações de quem participou do crime e de onde as cervejas haviam sido roubadas. Certo, certo mesmo é que o local que eles escolheram não foi lá muito bom, né? Cerveja quente no carnaval não rola.
Um homem que teve relações sexuais com quatro éguas e depois matou três dos animais em Palmeira, na região sul do Paraná, foi condenado a três anos e dez dias de prisão. A pena será cumprida em regime semiaberto e ele terá que pagar multa de R$ 7.039,99.
A Juíza de Direito da Comarca de Palmeira, Cláudia Sanine Ponich Bosco, decretou a prisão preventiva do réu pela necessidade da “manutenção da ordem pública e pelo risco do cometimento de novos crimes por parte do condenado”.
O homem permanece preso na 40ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Palmeira. Os animais foram abusados e mortos nos meses de janeiro, junho e outubro de 2015. Depois de identificado, o homem confessou os crimes.
Carro colidiu Carro colidiu contra grade que separa arquibancada da pista; bombeiros participaram de atendimento e resgate aos feridos
RIO - Um acidente grave com um carro alegórico do Paraíso do Tuiuti deixou ao menos 20 feridos na noite de ontem, 26, na Marquês de Sapucaí, no Rio. Desse total, oito foram hospitalizados e uma corre o risco de ter uma das pernas amputada . A escola foi a primeira a desfilar pelo Grupo Especial do Rio na noite de domingo em seu retorno à elite do samba carioca após 16 anos.
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, disse logo após o ocorrido que o acidente é provavelmente inédito na Sapucaí. "Pelo que eu saiba é a primeira vez que acontece um acidente dessa gravidade", disse ao fim da apresentação da escola, quando ainda não tinha mais detalhes do acidente. O número inicial de vítimas era quatro.
Segundo o diretor de carnaval da Liga das Escolas de Samba (Liesa), Elmo José dos Santos, o carro se desgovernou por conta da chuva e pressionou as pessoas que estavam dentro da pista acompanhando o desfile da escola. "Com a chuva o carro pendeu para o lado esquerdo e se desgovernou um pouco", disse.
Os casos com maior gravidade são de três mulheres que foram encaminhadas para o hospital municipal Souza Aguiar, no centro, o mais próximo da Marquês de Sapucaí, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A pasta, no entanto, não informou quais são as lesões. Outras cinco vítimas, com menor gravidade, foram levadas para o hospital Miguel Couto, no Leblon.
Foto: Wilton Junior/Estadão
Paraíso de Tuiuti foi a primeira a entrar na Sapucaí neste domingo
A fotógrafa Cacau Fernandes, 48 anos, está entre as vítimas. Ela teve uma distensão do ligamento do ombro e terá que ficar 10 dias com o braço imobilizado. Cacau recebeu alta na madrugada de hoje. “Não posso descrever o que passei. Achei que ia morrer, fui espremida contra a parede”, disse por telefone ao Estado.
Cacau contou que estava fotografando a frente do carro alegórico que estava com dificuldades em se movimentar. Segundo ela, de repente o carro deu um tranco e deslizou arrastando pessoas próximas da grade que separa a pista das arquibancadas.
“Eu gritei para as pessoas saírem e fui para o outro lado, mas quando começaram a forçar o carro para tirar as pessoas, o carro pegou quem estava do outro lado também, como eu”, contou. A fotógrafa reclamou que os integrantes da escola de samba começaram a discutir sobre o que havia acontecido. “Começaram a se estapear e nós que estávamos lá feridos ficamos vendo”.
Cacau foi levada para o Miguel Couto, onde outra fotógrafa ferida também foi levada. Ela foi identificada como Lúcia Melo. “Conversei com ela no hospital. Os médicos dizem que ela corre o risco de perder a perna esquerda”, disse.
O médico Marcos Antônio Nachef, também vítima do acidente, afirmou ao jornal Extra que vai pedir indenização pelos traumas que sofreu ao ter o quadril imprensado contra a parede. Para ele, tratou-se de irresponsabilidade da escola de samba, da Liga Independente das Escolas de Samba e da Prefeitura do Rio.
Outras 12 vítimas receberam assistência médica nos postos localizados no Sambódromo. Elas foram medicadas, fizeram curativos e foram liberadas. Segundo a secretaria, algumas vítimas buscaram atendimento em função do estresse provocado pelo acidente.
O estudante Julio Araujo, 21, estava próximo ao local do acidente e contou que viu diversas pessoas entrarem debaixo do carro alegórico quando ele “acelerou muito”. Segundo ele, quem estava na arquibancada começou a gritar, mas ninguém ouvia por causa do som. “Alguns entraram em desespero com temor de que o carro invadisse o local. Houve um corre-corre”.
O carnavalesco Jaime Cezário, que é do Porto da Pedra, escola da série A, e assistia ao Tuiti da pista, foi um dos feridos. Ele contou que o motorista entrou errado na avenida e, na pressa, imprensou quem estava no setor 1. Na tentativa de consertar o erro e evitar perda de pontos por estouro no tempo, ele jogou o carro para o outro lado, e aí feriu também quem estava neste ponto - caso de Cezário.
"O desfile estava atrasado, já tinha aberto um espaço. Eles estavam preocupados para que o carro entrasse logo. Na pressa, o motorista acabou jogando o carro para o outro lado. No lado ímpar, as pessoas ficaram mais graves. Por ser alto, eu consegui escapar um pouco", disse o carnavalesco, que ficou com um corte na perna esquerda de 10 centímetros e foi atendido no posto médico do sambódromo. A Polícia Civil fez uma perícia ainda no local.
No contexto da visita “ad limina” que os Bispos chilenos realizaram ao Vaticano, o Papa Francisco gravou um vídeo no celular para exortar os sacerdotes e as comunidades paroquiais a “lutarem contra as máfias que a droga impõe”.
Na segunda reunião realizada na quinta-feira, 23, foram abordados vários temas da realidade social do país, entre eles a situação do povo mapuche, a igualdade de gênero, a lei do aborto e a realidade sacerdotal e vocacional.
De modo especial, foi aprofundada a tarefa evangelizadora dos sacerdotes e comunidades católicas no contexto do tráfico de drogas e da violência nas populações de Santiago.
“Pessoalmente, trabalho na região sul de Santiago e contei ao Papa sobre a situação dos muitos sacerdotes e paróquias inteiras que sofrem mortes, situações de pobreza e vulnerabilidade sob o domínio do narcotráfico”, disse Dom Pedro Ossandón, que pediu a Francisco se poderia gravar um vídeo com o celular.
O Pontífice aceitou e disse na mensagem: “Meus irmãos sacerdotes que trabalham na fronteira da droga-dependência e têm que lutar para prevenir as crianças, para tirá-las e lutar contra as máfias que a droga impõe. Que o Senhor os acompanhe, às vezes penso que estão no Jardim das Oliveiras. Não deixem de rezar, que Deus os abençoe”.
Continente americano revela-se o mais violento com nove assassinatos de agentes pastorais
Segundo informações da Rádio Vaticano, até este mês foram assassinados 20 agentes pastorais / Foto: Wesley Almeida – Canção Nova
Com o assassinato do sacerdote mexicano Padre José Alfredo López Guillén, subiu para 20 o número de sacerdotes, religiosos e agentes de pastoral assassinados em 2016, segundo informações da Rádio Vaticano.
Com esses números, o continente americano revela-se o mais violento contra a vida religiosa. De fato, perderam a vida 10 sacerdotes, 8 religiosas e 2 agentes da Cáritas. Entre estes, encontra-se o teólogo brasileiro Padre Antônio Moser, morto em um assalto em 9 de março.
África
Quatro agentes pastorais foram mortos. Na República Democrática do Congo, Padre Vincent Machozi, em 20 de março, e o motorista-agente da Caritas, 25 de março.
No Sudão do Sul, em 20 de maio, Irmã Veronika Terézia Racková. E na Nigéria, Padre John Adey, em 22 de junho.
América
O continente americano mostra-se o mais violento com o assassinato de nove agentes pastorais.
No Brasil, em 09 de março, foi assassinado em um assalto o Padre Antônio Moser. Na Venezuela, o Padre Darwin Zambrano, em 31 de março.
Nos Estados Unidos, o Padre Rene Robert, em 10 de abril e as Irmãs Paula Merrill e Margaret Held, das Irmãs da Caridade de Nazaré, em 25 de agosto.
Em Porto Príncipe, Haiti, Irmã Isa Solá, em 02 de setembro, numa tentativa de assalto. No México, os sacerdotes Alejo Nabor Jimenez Juarez e José Alfredo de la Cruz foram encontrados mortos depois de serem sequestrados no Estado de Veracruz, na costa do Golfo do México, em 18 de setembro.
A Ásia contabiliza seis agentes pastorais assassinados este ano. Na Síria, o agente da Caritas Elias Abiad, em 13 fevereiro.
No Iêmen, em 04 de março, um ataque terrorista matou as Missionárias da Caridade Irmã Anselm, da Índia, Irmã Marguerite e Irmã Reginette de Rwanda e Irmã Judit do Quênia. E nas Filipinas, em 27 de junho, Padre Marcelino Biliran.
Europa
Na Europa foi morto um sacerdote. Trata-se do Padre Jacques Hamel, de 86 anos, que foi degolado por dois terroristas jovens enquanto celebrava a Missa no dia 26 de julho, na região da Normandia, França.